quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pensamentos de Carl Gustav Jung

"Não seja perfeito, mas tente, por todos os meios, ser completo." C G Jung

*
“A maioria das coisas depende muito mais da maneira como as encaramos, e não de como são em si. Vale muito mais a pena viver as pequeninas coisas com sentido, do que as maiores, sem sentido.” C G Jung

*
"... consciente e inconsciente não se acham necessariamente em oposição, mas se complementam mutuamente, para formar uma totalidade: o Si-mesmo." C G Jung

*
“A camada mais profunda que conseguimos atingir na mente do inconsciente é aquela em que o homem ‘perde’ a sua individualidade particular, mas onde sua mente se alarga mergulhando na mente da humanidade – não a consciência, mas o inconsciente, onde somos todos iguais.” C G Jung

*
“O centro da personalidade total não coincidirá mais com o eu, mas sim com um ponto situado entre o consciente e o inconsciente. Este será o ponto de um novo equilíbrio, o centro da personalidade total, espécie de centro virtual que, devido à sua posição focal entre consciente e inconsciente, garante uma base nova e mais sólida para a personalidade. (...) Eu poderia exprimir a mesma coisa, nas palavras de S. Paulo: ’Mas não sou eu quem vive, e sim o Cristo que vive em mim’. Ou poderia invocar Lao-Tsé, apropriando-me de seu conceito do Tao, o caminho do meio, o centro criador de todas as coisas. Todas essas formas de dizer exprimem a mesma realidade.” C G Jung

Nenhum comentário:

Postar um comentário